PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Proposta Pedagógica que fundamenta a Escola Pirlilim é fruto de uma postura crítica e reflexiva que visa superar a dicotomia entre educação e cuidado. Desta forma, entende-se que cada gesto na Educação Infantil e Ens. Fundamental envolve, ao mesmo tempo, ações advindas dos dois âmbitos. Assim, toda a interação com as crianças e as famílias sobre essas questões constitui-se em construção de significados, aprendizagem e conhecimento. Por isso, essa proposta é fundamentada pelas contribuições das mais diversas áreas além da pedagogia. Assim, a proposta curricular origina-se de quatro fontes: sócial, filosófica, psicopedagógica e epistemológica.

Buscar uma Pedagogia da Infância significa construir um currículo centrado no caráter lúdico da aprendizagem e qualificar as interações das crianças com os adultos, com elas próprias e com o mundo.  Aqui na Pirlilim, isso ocorre através do resgate da imaginação, do brinquedo, dos desafios cotidianos e das diferentes formas de trabalho a partir de várias linguagens expressivas. Tal processo vai além das portas e janelas da escola, pois envolve diferentes concepções e relações que existem na comunidade, nas famílias, nas organizações sociais e culturais.

Desenvolvemos o nosso currículo a partir do conhecimento e da participação da comunidade escolar. Ele não é composto unicamente pelas matérias ou conteúdos que os estudantes recebem em sala de aula, mas pelo conjunto de atividades teóricas e práticas que envolvem a vida escolar dentro e fora do espaço da escola e que interferem na formação do educando. Por isso, o processo de ensino-aprendizado na Escola Pirlilim é construído, tomando como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança e como ponto de chegada os objetivos estabelecidos pela escola, supostamente adequados à faixa etária e ao nível de conhecimentos e habilidades de cada grupo de crianças. O percurso a ser seguido estará balizado pelas possibilidades das crianças.

É uma proposta transformadora e sócio- interacionista. Pois, a nossa tarefa no âmbito da comunidade escolar objetiva o desenvolvimento da criança, favorecendo sua integração no contexto sociocultural, para capacitá-la a viver a fraternidade, a construir uma sociedade mais humana e justa, onde ela seja o sujeito do próprio desenvolvimento a serviço de sua transformação.

Visão, missão e valores

Visão: Ser uma Instituição educacional conceituada, com profissionais qualificados, oferecendo um ensino de excelência, sendo reconhecida em sua função social. Missão: Construir o conhecimento através do lúdico, enfatizando o levantamento de hipóteses, valorizando os conhecimentos prévios de cada criança, formando assim cidadãos conscientes e reflexivos atuantes na sociedade. Valores: Integrar os valores: cooperativismo, solidariedade, respeito às diversidades, responsabilidade, cultura da paz; imprescindíveis à formação  do cidadão crítico e atuante numa sociedade globalizada em busca da cultura da paz.

© - .
: .
.
imagem-logo