CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

Aprender e ensinar, construir e interagir…
A concepção pedagógica em que acreditamos, preocupa-se em oportunizar atividades significativas do cotidiano, a consciência baseada na interação, na busca da verdade, da realização humana, do respeito, da solidariedade, da responsabilidade, do senso crítico e criatividade, para uma educação transformadora do ser humano e do meio em que está inserido. Ela tem como pressuposto, o enriquecimento e o desvelar dos dons de cada indivíduo, pela aplicação do seu talento em atividades estimulantes e ampliadoras de seus horizontes.
A Escola Pirlilim tem como grande objetivo, propiciar ao aluno condições para que busque a realização humana, descobrindo o valor do SER. Há a preocupação de que o aluno construa o seu saber e que a sua aprendizagem se dê através da experiência.
Propõe uma educação ética, que crie condições para a construção de identidades, que se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito a igualdade, orientando as condutas para que respondam as exigências de nosso tempo.
Esta organização do trabalho pedagógico visa a formação de uma equipe de trabalho participativa, que reflita sobre o seu cotidiano e que desencadeie uma ação que forme indivíduos conscientes, críticos, criativos e agentes do seu saber.
Desta forma, uma educação de qualidade, não pode restringir-se ao desenvolvimento racional, mas deve promover o aperfeiçoamento da sensibilidade humana para perceber os valores em suas múltiplas manifestações.
Acreditamos que o conhecimento é sempre provisório, inacabado, não sendo possível chegarmos de imediato à verdade, mas somente por aproximações sucessivas que permitem sua reconstrução. Portanto, os conteúdos trabalhados pela escola contribuem para o desenvolvimento das capacidades do aluno, de modo que ele possa ser sujeito de sua própria formação

Linha Filosófica

A Escola Pirlilim, através de seus profissionais e de toda comunidade escolar, fundamenta sua linha filosófica em princípios e valores de direitos, deveres e liberdade, que encontram respaldo na Constituição Federal Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Estes princípios alicerçarão os ideais de solidariedade, de desenvolvimento pleno do educando e do exercício da cidadania.




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